‘Cabanos, Uma Viagem no Tempo’ estará em cartaz no Schivasappa neste fim de semana

A peça retrata o importante acontecimento da história do Pará, vivido pelo bravo povo paraense, a Cabanagem. Essa foi a primeira e única vez que a população em armas assumiu o poder no Brasil

O Grupo Encenação apresenta na sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4), no Teatro Margarida Schivasappa, “Cabanos, Uma Viagem no Tempo”. A peça retrata o importante acontecimento da história do Pará, vivido pelo bravo povo paraense, a Cabanagem. Essa foi a primeira e única vez que a população em armas assumiu o poder no Brasil.

O elenco conta com profissionais das mais diversas áreas (professores, atores, estudantes, entre outros), que encontram no teatro lazer e cultivo à arte. Para Fernando Matos, diretor do espetáculo, a iniciativa de realizar a apresentação todos os anos é uma oportunidade de falar sobre o fato histórico mais importante já ocorrido no estado. “É sempre um prazer retornar com esse espetáculo e ver o sucesso de público”, diz.

A Cabanagem ocorreu em 1835 e foi um movimento libertário, profundamente nativista, que se originou em razão da grande distância que separava a Amazônia do centro de decisões dos colonizadores e do império, motivando um tratamento violento e explorador da população, sem o controle das autoridades maiores e sem qualquer acesso aos explorados e violentados. Segundo Fernando Matos, a peça aborda alguns dos principais momentos dessa história, tendo como personagens autoridades daquela época, bem como líderes cabanos e escritores paraenses.

Serviço

Dias 2 e 3, às 20h, e dia 4, às 19h. Local: Teatro Margarida Schivasappa – Centur. Os ingressos podem ser adquiridos no local horas antes do espetáculo ou antecipadamente pelo site. Telefone: (91) 98103-9028.